32.º aniversário da Revolução dos Cravos

Associação 25 de Abrir renova <em>site</em>

A Associação 25 de Abril vai disponibilizar no seu «site» na Internet documentos e vídeos inéditos de acontecimentos históricos dos anos de 1973 e 1974, no âmbito do 32.º aniversário da Revolução dos Cravos.
Com a colaboração de historiadores e em parceria com a RTP e o Ministério da Ciência e Tecnologia, o site renovado da Associação 25 de Abril vai incluir documentos e gravações que foram sujeitos à censura e não passaram na televisão portuguesa.
É o caso das imagens «da carga policial» sobre participantes no III Congresso da Oposição Democrática em Aveiro, em 1973, e os «protestos de rua» durante a deslocação do então presidente do Conselho Marcelo Caetano a Londres, no mesmo ano, entre outros.
O renovado site www.25abril.org incluirá o historial dos acontecimentos que conduziram à Revolução com documentos inéditos do próprio coronel Vasco Lourenço, as edições completas dos Avante! clandestinos de 1973 e 1974 e as circulares da comissão nacional de socorros aos presos políticos que davam conta das prisões, das torturas e da coacção do regime contra os delitos de opinião.


Mais artigos de: Nacional

«Cuba contra o terrorismo»

Cerca de um milhar de pessoas participou, na passada semana, numa iniciativa contra o terrorismo e o bloqueio imposto pelos EUA a Cuba. Lembrou-se ainda o atentado à bomba contra a Embaixada daquele país, em Portugal.

«Requalificação profissional»

Manuel Maria Carrilho inviabilizou, com a sua ausência, na altura da votação, uma proposta da CDU, que possibilitaria que 1600 trabalhadores da Câmara de Lisboa pudessem vir a integrar os quadros, através da abertura de concurso público.

«O Colar de Helena»

A Companhia de Teatro de Almada estreou quinta-feira «O Colar de Helena», peça inédita em Portugal da autoria da canadiana Carole Fréchette, com encenação de Vítor Gonçalves e Teresa Gafeira.

«Hoje e sempre, a luta continua»

No dia em que se comemorou o 32.º aniversário da Revolução dos Cravos, reafirmando a sua firme determinação de continuar a lutar para que Abril e a Constituição da República se cumpram, milhares de pessoas manifestaram-se, terça-feira, em Lisboa, do Marquês de Pombal ao Rossio, para exigir uma política alternativa e um novo rumo para Portugal.